Dr. Bruno O. Aquino

Caro Leitor;

Bem vindo a sua coluna de saúde.
Iremos dividir em blocos para sua maior compreensão e tempo para a leitura e colocar em prática o que passaremos aqui.

• Qual o seu tipo de pele
• Cuidados com a pele
• Como cuidar da pele
• Receitas Mágicas
• Dicas de Maquiagens
• Banho Hidratante para o Corpo.

CUIDADOS COM A PELE O VERÃO VEM AÍ

QUAL O SEU TIPO DE PELE?


Composta de 3 camadas - epiderme (camada mais superficial), derme (responsável pela sustentação dos tecidos) e hipoderme (camada mais profunda) – a pele é a expressão do seu equilíbrio anterior, desta forma é importante adotar um estilo de vida saudável para que seu organismo e conseqüentemente sua pele possam agradecer, refletindo vigor e jovialidade.

ACNÉICA: Tem os poros dilatados com pontos pretos e fortes tendências a oleosidade. Prefira os produtos para pele oleosa, caso a acne seja leve. Casos mais graves pedem produtos para peles sensíveis.

OLEOSA: Caracteriza-se pela produção excessiva de gordura, tem poros abertos e aspectos brilhantes. Pode ter tendência a acne. Prefira os produtos em gel, pouco gordurosos. Formulados à base de água, são totalmente isentos de óleo e se evaporam rapidamente em contato com a pele.


SENSÍVEL: Com vasos e veias aparentes, esse tipo de pele tem coloração avermelhada, apresenta pontos de descamação e geralmente tem poros abertos na zona T. Prefira produtos em forma de gel, gel-creme ou os séruns (soros), que são formulados à base de água e se evaporam rapidamente em contato com a pele.

ENVELHECIDA: Apresenta predominância de sulcos e se situa entre a pele ressecada e normal. Prefira os produtos em loção, que resultam de formulações fluidas de óleos leves com água e são de rápida absorção. Se a sua for mais para normal, procure produtos com alfa-hidroxiácidos que ajudam a minimizar os sinais de tempo.

RESSECADA: Essa pele se caracteriza por poros quase invisíveis, falta de brilho, aspereza, espessura fina e descamações constantes. Evite produtos à base de ácido e prefira os mais cremosos, que contenham mais óleos e ceras do que água - essa equação resulta num hidratante gorduroso e consistente.

NORMAL: Nem brilhante nem opaca, tem aparência aveludada e poros levemente abertos na zona T, onde existe maior concentração de glândulas sebáceas. Prefira os produtos em loção, que são fluidos e de rápida absorção. Eles combinam em doses iguais água e óleo e resultam num creme agradável e leve.

MISTA: É mais oleosa na zona T (testa, nariz e queixo), onde apresenta poros abertos e uma dose extra de brilho. O restante tende entre normal e seca, com os poros mais fechados. Prefira os produtos que controlam a oleosidade na zona T, hidratam e combatem o ressecamento nas laterais, específicos para peles mistas.

QUEM USA MUITO MAKE: É uma pele que tende a ter cravos e poros obstruídos por causa do excesso de maquilagem. Prefira produtos que combinem mais com seu tipo de pele e use cosméticos de boa qualidade, de preferência oil-free (isentos de óleo). Não deixe de limpar a pele pelo menos duas vezes por dia para evitar o acúmulo de resíduos.

Clique aqui e Vamos para Cuidados com a Pele

• Pergunte ao Doutor clicando aqui.